terça-feira, 8 de março de 2011

Kadhafi perdeu legitimidade na Líbia e deve deixar poder, afirma Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu nesta quinta-feira (2) que o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, deixe o poder, e disse ter aprovado o uos de aviões militares americanos para resgatar egípcios na fronteira entre Líbia e Tunísia.

Em entrevista na Casa Branca, Obama disse que Kadhafi "perdeu a legitimidade" para governar e "deve sair".

Obama também afirmou que autorizou que aviões civis adicionais sejam fretados para ajudar pessoas de outras nacionalidades a voltar a seus países.

Obama também disse que os EUAe a comunidade internacional devem estar prontos para agir rapidamente para enfrentar uma eventual crise humanitária ou interromper a violência contra civis no país.

Obama, que fez os comentários durante entrevista coletiva com o presidente mexicano, Felipe Calderón, disse que seu governo estava preparando uma ampla gama de opções sobre a Líbia a fim de evitar que suas escolhas sejam "cerceadas".

Pressionado pela comunidade internacional, ele afirma que não vai deixar o poder e partiu para a reação militar contra os rebeldes.

Os confrontos já deixaram milhares de mortos, e o Tribunal Penal Internacional vai investigar se Kadhafi e seus aliados cometeram crimes contra a humanidade na repressão aos protestos.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez uma proposta de mediação para tentar contornar a crise. Mas, apesar de bem recebida pelo governo líbio, ela foi rechaçada pelos rebeldes, que afirmam que é "tarde demais para negociar".