sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SUL DO SUDÃO VOTOU ESMAGADORAMENTE PELA INDEPENDÊNCIA

SUDÃO(35°) - Cerca de 99% dos eleitores no referendo de Janeiro foram a favor da divisão do maior país da África. Até Julho, a mais jovem nação do mundo será criada e a África ganhará seu 54° estado.
     Na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, o presidente Al Bashiremitiu um Decreto Republicano aceitando o resultado final do referendo, que apóia a separação do Sul, após a promulgação oficial dos resultados, em Cartum.
     O resultado final foi apresentado formalmente ao presidente do Norte do Sudão, Omer Hassan Al-Bashir, pelo presidente da Comissão do Referendo do Sul do Sudão (SSRC, sigla em inglês), Mohamed Ibrahim Khalil, que disse que um total de 98,83% dos eleitores optou pela indepedência na semana do referendo.
     "Declaramos nossa aceitação quanto à escolha do povo do Sul do Sudão e nos comprometemos a trabalhar para resolver as questões pendentes e estabelecer relações construtivas entre o norte e o sul do Sudão", informou um decreto lido pelo ministro dos assuntos presidenciais, Bakri Hassan Salih.
     Khalil também disse que nenhuma contestação legal foi interposta contra o resultado e que o referendo foi realizado de forma "justa e transparente", segundo o jornal The Sudan Tribune.
     Após a recepção dos resultados no Palácio Presidencial de Cartum, o presidente Al-Bashir disse que saúda a escolha dos sudaneses do sul.
     O anúncio foi rápido para receber aceitação e gerar compromissos de recolhimento de um número de países e organizações internacionais.
     O presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse que se sentia honrado de anunciar a intenção dos Estados Unidos em reconhecer formalmente o Sul do Sudão como um estado soberano e independente em Julho de 2011.
     Em Londres, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, congratulou-se com os resultados do referendo e a reação positiva do governo de Cartum. Ele também prometeu que o Reino Unido continuará a apoiar a resolução das questões remanescentes.
     O representante da União Européia (UE) no Sudão, Carlo de Filippi, disse: "A UE aguarda com expectativa o desenvolvimento de uma estreita parceria e de longo prazo com o Sul do Sudão".
     O Painel do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o Referendo no Sudão, que foi criado a pedido dos sócios do CPA no sentido dde acompanhar o referendo, deu processo de seu selo de aprovação.
     Depois de décadas de guerra civil, a votação do Sul do Sudão pela independência é o último grande marco do acordo de paz de 2005.
Pedidos de oração:
1. Ore pelo processo de construção do novo país.
2. Ore para que haja logo um acordo de paz entre o Norte e o Sul do Sudão baseado no pós-referendo, incluindo Abyei.
3. Ore por uma resolução das questões pendentes e para que os dois governos, Norte e Sul, tenham relações construtivas.
4. Ore pela igreja no norte do Sudão, já que terão de enfrentar novos desafios nos próximos dias.

Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário